Plano de Aula - Atividades Rítmicas e Expressivas

Instituição:
Disciplina: Educação Física
Professor:
Ano:
Turma:
Turno:
Número de alunos:
Data:

PLANO DE AULA

Assunto:Atividades Rítmicas e Expressivas

Objetivo específico:

Vivenciar a dança para exploração do movimento expressivo da criança, incentivando e aprimorando a conquista da autonomia para o movimento rítmico.

1º momento:
No ginásio, reunir a turma em círculo, explicar aos alunos as brincadeiras que serão realizadas na aula e expor os objetivos a serem alcançados com as atividades.

2º momento: A primeira atividade será a dança Ciranda: A coreografia se desenvolve em círculo com os participantes de mãos dadas. A evolução dá-se com o movimento da roda no sentido horário e a marcação com o pé esquerdo no tempo forte marcado pelo surdo. Não existe uma grande variação de passos nem é esta a característica principal da ciranda, esta dança é, sobretudo, um momento de alegria.

Letra da Ciranda

Eu estava na beira da praia
Ouvindo as pancadas das ondas do mar            BIS
Esta ciranda quem me deu foi Lia
Que mora na ilha de Itamaracá                         BIS

Liguei meu rádio e me deitei na preguiçosa
Acordei Rosa,, pra fazer o meu café
Chamei Rosa, Rosa não se levantou
Ai meu Deus como e que eu vou                        2x
Dançar ciranda em Sapé

Ô moça você vai sofrer
Para saber o que é amar                                      2x

Na Paraíba dinheiro só de papel
Carinho só de mulher                                         2x
Nunca vi coisa melhor

Mandei fazer uma casa de farinha
Bem maneirinha pro vento balançar
Oi passa o sol, oi passa a chuva, oi passa o vento
Só não passa o pensamento
Do cirandeiro a cantar

Cirandeiro, cirandeiro ó
A pedra do teu anel brilha mais do que o sol
Ô cirandeiro, cirandeiro ó...


3º momento: Reunir os alunos realizando uma breve reflexão, dando oportunidade para que falem, fazendo-os refletir sobre seu progresso e o alcance dos objetivos da aula.


Recursos:
Caixa de Som

Referências:
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo, Scipione, 1984. GOUVEA, Ruth. Recreação. Rio de Janeiro, Agir, 1984.

2 comentários: